VOLTAR
06/12/2024 às 14:00
Casa dos Papais Noéis
Casal goiano exibe decorações natalinas em apartamento, atraindo visitantes no condomínio.
Tradição da família de decorar apartamento para o Natal começou com um presente de casamento.
Reprodução/ TV Globo

Casal goiano transforma apartamento na Casa dos Papais Noéis

Decoração conta com mais de mil bonecos. Tradição completou mais de 30 anos.

Há mais de 30 anos, a paixão pelo natal faz uma goiana transformar o apartamento onde mora na casa dos Papais Noéis.

É só chegar o fim do ano que começa uma movimentação diferente no prédio, em Itumbiara, no sul de Goiás. São caminhões lotados de caixas. O destino: este apartamento, onde vivem a Míriam e o Rubens.

Durante nove meses do ano, lá funciona a sala de estar, mas quando chega perto do Natal saem todos os móveis e o lugar se transforma para receber uma superpopulação de Papais Noéis. E a gente encontra de vários tipos e de todos os tamanhos.

Eles ficam pelo chão... Pendurados... Tocando sax... E até juntando dinheirinho pros presentes. Os Noéis ocupam todos os cômodos da casa de 500 metros quadrados.

Tudo começou com um Papai Noel em um calhambeque vermelho. Um presente da mãe da Miriam no dia do casamento. O tempo passou e a coleção se multiplicou. Hoje, a empresária tem 1.231 Noéis expostos no apartamento, fora os que ainda ficaram no depósito.

"Sei de todos. Inclusive quando eu vou adquirir algum, eu sei: esse eu já tenho, esse eu já tenho, esse eu não tenho", afirma Miriam Cubas, empresária.

Dá trabalho manter uma coleção desse tamanho.

"Cada um tem uma caixa. Você não adianta colocar um Papai Noel na caixa do outro que não aceita. Não cabe. Nessa última montagem, nós começamos numa semana levantando 4h30 da manhã e indo até às 10h", diz Rubens Martins, empresário.

O casal adora receber visitas. Lucas e Carolina levaram os filhos para conhecer a coleção. O Frederico de um ano ficou encantado.

"Parece que você está em outro mundo. Você sai da realidade para vir em um mundo de fantasia", destaca Lucas Coelho.

No local tem representantes de quase 180 países. As bandeiras identificam a origem.

Miriam: Muitas falam: 'para que isso? Por que você gosta disso?',

Repórter: O que você responde?

Miriam: Ah, eu amo, né? Minha paixão, meu hobby, é o que eu mais gosto. Cada um diferente um do outro, e eu fico assim encantada.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/12/05/casal-goiano-transforma-apartamento-na-casa-dos-papais-noeis-video.ghtml

Comentários