Em 2023 a plataforma de streaming lançou documentário que mergulha no crime que chocou o Brasil
Em 2023, a Netflix lançou o documentário "Isabella: O Crime dos Nardoni", que mergulha no crime que chocou o Brasil. A produção foi um sucesso, mas o condomínio onde a família Nardoni vivia não gostou e entrou com um processo contra a plataforma.
De acordo com informações do UOL, o condomínio Edifício Residencial London, onde a menina Isabella foi assassinada, entrou com uma ação contra a Netflix para que a plataforma removesse do documentário todas as imagens e menções ao prédio.
No pedido contra a Netflix, o condomínio afirma que o documentário gera "inúmeros transtornos" aos moradores e que o condomínio havia deixado de ser vinculado ao crime com o passar dos anos.
Porém, a ação afirma que a produção da Netflix "ressuscitaria problemas já resolvidos". Para tanto, o condomínio requer o princípio do "direito ao esquecimento".
No entanto, a Justiça paulista rejeitou o pedido e decidiu que "na ponderação entre o interesse privado dos moradores e o interesse público, prevalece a liberdade de expressão". A decisão foi publicada no dia 14 de maio. Ainda cabe recurso.
Em 29 de março de 2008, a menina Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi encontrada gravemente ferida no jardim do edifício onde seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá, moravam em São Paulo. As investigações revelaram que Isabella havia sido jogada do sexto andar do apartamento após ser agredida.
A morte de Isabella provocou uma onda de comoção e revolta em todo o país. Após um intenso processo de investigação e julgamento, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados pelo homicídio. Em 2010, Alexandre recebeu uma sentença de 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão, enquanto Anna Carolina foi condenada a 26 anos e 8 meses.
O caso Nardoni continua sendo um dos crimes mais notórios do Brasil, marcado pela brutalidade e pelo impacto emocional profundo que causou na sociedade.
Fonte: https://revistaforum.com.br/brasil/2024/5/28/condominio-dos-nardoni-processa-netflix-entenda-caso-159602.html