VOLTAR
29/01/2024 às 13:00
CCT de Curitiba

Trabalhadores de condomínios recebem reajuste depois de três anos, anunciam sindicatos

Os presidentes do Sindicon e do Secovi se reuniram nesta semana para assinar as Convenções Coletivas de Trabalho

Depois de mais de três anos, a Convenção Coletiva dos trabalhadores de condomínios foi assinada, registrada e homologada. Porteiros, serventes e zeladores que atuam em Curitiba e região metropolitana terão seus salários reajustados e receberão a primeira parcela dos pagamentos dos meses atrasados ainda em janeiro.

Os presidentes do Sindicon (Sindicato dos Empregados em Condomínios e Edifícios Residenciais e Comerciais em Curitiba e Região) e do Secovi (Sindicato Patronal da Habitação e Condomínios) se reuniram nesta semana para assinar as Convenções Coletivas de Trabalho.

“Durante todo o ano passado, o Sindicon tentou diversas formas para que as negociações avançassem. Reuniões na Superintendência do Trabalho, Ministério Público e protesto em frente ao Secovi, imobiliárias, galerias e shoppings, além de vários encontros para discussão sem avanços, até que o impasse foi para a Justiça do Trabalho, onde, por acordo judicial, foi resolvido”, informou a entidade.

Em novembro de ano passado, os sindicatos realizaram uma audiência de dissídio coletivo com a participação da UGT-PR no Tribunal do Trabalho, chegando a um acordo que melhora as condições nos locais de trabalho, definindo os índices dos reajustes e garantindo o direito a seguro de vida para todos, além da conversão do vale-transporte em vale-combustível para quem usa carro ou moto próprios.

Confira, na tabela abaixo, como ficaram os pisos salariais para cada cargo:

“Desde então, alguns síndicos responsáveis já estavam pagando os salários atualizados com aumento aos seus funcionários, porém outros não se preocuparam deixaram tudo para a última hora, o que foi muito prejudicial aos trabalhadores”, acrescentou o Sindicon.

De acordo com o sindicato, nos últimos tempos, houve a conquista do direito a banheiros para higiene dos trabalhadores, seguro de vida para todas as idades, possibilidade do vale-transporte poder ser substituído por vale-combustível para quem tem um veículo próprio e, quando for demitido, a obrigatoriedade da homologação da rescisão do contrato de trabalho no sindicato para conferir e garantir os direitos dos funcionários.

Fonte: https://www.bandab.com.br/economia/trabalhadores-de-condominios-recebem-reajuste-depois-de-tres-anos-anunciam-sindicatos/

Comentários