Aparelho carregava sobre a cama. Moradora do prédio, de 63 anos, não se feriu.
Um celular explodiu e iniciou um incêndio dentro de um apartamento de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na madrugada dessa quarta-feira (3). O aparelho carregava na tomada, sobre a cama, quando as chamas começaram.
A moradora do prédio, de 63 anos, não se feriu. Ela relatou ao Corpo de Bombeiros Militar da cidade que o incêndio aconteceu por volta da 1h. O caso foi registrado no centro da cidade.
Após a explosão as chamas se espalharam pelo colchão e cortinas. Moradores e o porteiro do prédio usaram um extintor e baldes de água para controlar o incêndio. Quando os bombeiros chegaram o local foi isolado.
A orientação dos bombeiros é para evitar usar o celular durante o carregamento e para não deixar o aparelho sobre a cama, sofá ou poltrona, pois o superaquecimento pode resultar em incêndio.
Além disso, é crucial utilizar apenas fontes e cabos originais ao carregar o dispositivo, segundo os socorristas.
No início de março, um incêndio em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, também foi provocado por um celular que carregava sobre a cama. Na ocorrência, o morador precisou encaminhado a um hospital da região após inalar fumaça.
Usar o telefone na tomada traz poucos riscos, mas é preciso atenção. Veja abaixo algumas dicas:
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/04/03/celular-explode-causa-incendio-balneario-camboriu.ghtml