De acordo com a Defesa Civil do estado, em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil afetadas
Até a manhã desta segunda-feira, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil do Rio Grande do Sul danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra durante o último fim de semana. Conforme noticiado pelo GLOBO, em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas.
Ainda na noite de domingo, a primeira carga de itens de ajuda humanitária foi entregue aos afetados na cidade de São Luiz Gonzaga.
No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, 2 mil pessoas ficaram ilhadas devido à interrupção da ERS-484 e da ERS-239. Em Dom Pedro de Alcântara ocorreu um movimento de massa que ocasionou o desmoronamento de uma comunidade religiosa, sem registro de feridos, somente danos materiais.
Os demais municípios afetados registraram chuvas intensas, alagamentos e inundações pontuais, e destelhamentos. As regiões da Serra e Litoral Norte registraram pequenos movimentos de massa sem maiores danos, de acordo com a Defesa Civil.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite desse domingo (16), uma série de boletins com alertas sobre a elevação dos rios Taquari, Caí, Paranhana, Cadeia e rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. Os avisos valem, até o momento, até às 19h desta segunda-feira, exceto se houver atualizações de emergência. A recomendação é que a população que mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações procure abrigo em local seguro.
Os avisos do órgão estadual também pedem atenção a eventos de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas para todos as regiões, com validade até a manhã desta segunda. Para quaisquer casos de emergência, canais prioritários para pedidos de informação e socorro são o 190 e 193.
"Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município", aconselha, a nota de alerta.
Nesta manhã, o MetSul Meteorologia informou que o rio Taquari seguirá subindo ao longo do dia no vale, uma vez que o Rio das Antas se elevou durante toda a madrugada. Todos eles seguem sendo monitorados.
O Rio Grande do Sul deve ser atingido por uma frente fria, o que aumenta as chances de chuvas fortes e diminui as temperaturas da região — com exceção do extremo norte do estado, segundo a Climatempo.
Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/sos-rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/17/chuvas-no-rs-19-municipios-registraram-danos-por-inundacoes-e-deslizamentos-de-terra-no-fim-de-semana.ghtml