As atividades relacionadas à limpeza do elevador, seja da cabina ou de seus componentes na casa de máquinas ou no poço são importantes e recomendadas para oferecer a melhor conservação do equipamento e ajudar a prolongar a vida útil dos equipamentos nos condomínios.
Há algumas ações, principalmente preventivas, que evitam a deterioração de peças e falhas que podem impactar no funcionamento do elevador. Confira dicas de um profissional da Otis sobre a limpeza e conservação do elevador!
Nada melhor do que um especialista para orientar sobre como cuidar desse equipamento tão indispensável para o transporte vertical. O técnico Tadeu Santiago conta que está na Otis há 20 anos e começou na área de manutenção, onde segue até hoje.
“Na parte preventiva, começo a fazer a verificação e cuidados da casa de máquinas, o que faz também faz parte da limpeza e da manutenção”, conta o profissional.
Esse processo é meticuloso e consiste em acessar a casa de máquinas, verificar trancas, fechaduras, iluminação, limpeza do chão para garantir que tudo esteja em boas condições de funcionamento.
Existem alguns pontos fundamentais na verificação que previnem a deterioração de componentes do elevador. É preciso ter atenção com a cabina, casa de máquinas e poço. O profissional aponta alguns cuidados indispensáveis observados na manutenção:
“Há regiões que têm maior incidência de água devido a chuvas ou devido a regiões litorâneas, e a água pode chegar até o poço do elevador e gerar possíveis danos. É muito importante estar atento para evitar qualquer imprevisto”, destaca Tadeu.
Já a limpeza geral das cabinas deve ser feita periodicamente pelo condomínio, atentando para a preservação dos componentes. Os painéis da cabina com acabamento de inox precisam de limpeza diária com produtos específicos. Deve-se utilizar água, sabão neutro ou removedores à base de amônia diluídos em água morna.
Deve-se usar um pano úmido para remover o excesso dos produtos e nunca limpar em movimentos circulares: sempre de cima para baixo. Depois, é só secar a superfície com um pano seco e macio. Assim, você evita arranhões indesejados.
Fonte: Otis