Mais de 850 mil pessoas foram afetadas pela sequência de temporais que atingiu o Rio Grande do Sul. São 111 desaparecidos e 276 feridos, de acordo com a Defesa Civil do estado. Ao menos 121.957 pessoas estão desalojadas e 19.368 estão em abrigos públicos. O órgão confirmou que subiu para 83 o número de mortos.
A Defesa Civil estadual está recebendo doações. Alguns itens específicos são necessários:
As doações podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
No momento, o centro não está recebendo roupas e calçados, medicamentos ou móveis. Os interessados em contribuir com refeições prontas (marmitas) deverão fazer contato prévio com a Defesa Civil do município que pretendem ajudar.
Telefone: (51) 3210-4255
Empresas do setor condominial se uniram para arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores e itens de higiene pessoal nos seguintes postos:
Presente no Rio Grande do Sul há quase 90 anos, a instituição parceira do SíndicoNet está recebendo água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza/higiene. O caminhão com os itens arrecadados em São Paulo está com a partida agendada para o dia 14 de maio.
Em Santa Maria (RS), uma equipe de emergência de resposta rápida tem visitado diferentes áreas para avaliar a devastação e as necessidades locais. Água, kits de higiene, material de limpeza e alimentos estão sendo distribuídos para famílias identificadas, além de roupas e cobertores. Equipes têm visitado também abrigos locais para distribuir marmitas, realizar atividades lúdicas com as crianças, conversar com as pessoas e oferecer apoio pastoral, a fim de descobrir melhor suas necessidades.
Como doar: entregar os itens na Sede Nacional, nos Bazares Beneficientes de São Paulo ou na filial em Santa Maria (RS). Contribuições em dinheiro podem ser feitas pelo PIX 54209481002384 (CNPJ).
Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em mais de 110 países e, no Brasil, em 18 regionais. Organiza a Carreta Solidária, unidade móvel de auxílio humanitário que atua em situações de desastres naturais ou emergências sociais para oferecer serviços de entrega de alimentos, lavagem de roupas e atendimento psicossocial. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe regional da ADRA no Rio Grande do Sul realiza a gestão dos abrigos de Porto Alegre, que recebem pessoas desalojadas de diversas cidades.
Como doar: por PIX (sos@adra.org.br)
As agências dos estados de São Paulo e Paraná, além de unidades do próprio Rio Grande do Sul (São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaquã Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butiá, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Fontoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venâncio Aires e Vera Cruz), recebem doações e as transportam gratuitamente para as vítimas.
Como doar: entregar alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário nas agências dos Correios.
Membro da Cáritas Internacional, tem origem na ação de Dom Helder Camara, que foi fundador da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Faz parte da "Missão Sementes de Solidariedade: Emergência", mobilizada no pós-desastre de 2023.
Como doar: por PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou depósito bancário para Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).
A Cufa, ONG presente em todos os estados brasileiros e em outros 15 países, se mobiliza para arrecadar e distribuir doações para os afetados.
Como doar: por PIX (doacoes@cufa.org.br)
Grupo de mais de 80 voluntários de diferentes áreas de atuação e estados brasileiros, que promove ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas. No momento, organiza a Operação Rio Grande do Sul.
Como doar: por PIX (54.465.282/0001-21) ou PagSeguro (https://gradbrasil.org.br/apoie-o-grad/)
USP, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Unesp, Unicamp e FUSP (FUSP - Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) estão arrecadando e material de limpeza para a população do Estado do Rio Grande do Sul.
Como doar: entregar os produtos solicitados na Incubadora USP/Ipen (Av. Professor Ernesto de Moraes Leme, 400, próxima ao Hospital Universitário, na Cidade Universitária) ou, em dinheiro, por PIX (pixfsantander@fusp.org.br).
Em setembro de 2023, a Pedagogia de Emergência esteve no Vale do Taquari e estruturou 11 locais de acolhimento, escuta e expressão, ajudando com recursos pedagógicos da Pedagogia Waldorf, como arte, música, trabalhos manuais, movimento e jogos. Agora, a ideia é repetir o trabalho.
Como doar: por PIX (25310675/0001-68) ou depósito bancário (Banco Itáu, Agência 2419, Conta corrente: 99677-8).
Criou uma campanha de arrecadação de fundos para socorrer as comunidades afetadas. Além disso, unidades de todo o país se mobilizam para arrecadar produtos.
Como doar: por PIX (rotarydors@gmail.com) ou procurando a unidade mais próxima.
Movimento apartidário, que reúne mais de 4 mil voluntários no Brasil e no mundo. Em parceria com a Latam, está organizando o programa Avião Solidário para transportar doações.
Como doar: Levar doações direto às lojas da CVC, que apoia o programa. Empresas podem entrar em contato por e-mail (contato@movimentouniaobr.com.br) para mais doações.
ONG fundada por Betinho há 30 anos para combater a fome organiza trabalho humanitário na região.
Como doar: por PIX, pelo site (https://www.acaodacidadania.org.br).
A Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul) e suas 194 entidades afiliadas lançaram a Campanha Solidária para arrecadar fundos para a compra de itens fundamentais para as famílias desabrigadas. A primeira leva de doações deve contemplar a compra de cobertores.
Como doar: por PIX (sosrs@federasul.com.br) ou depósito bancário (Sicredi, 0116 01229-5).
A Secretaria da Saúde do estado busca profissionais de saúde para um banco de voluntários.
Podem se cadastrar profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse de diferentes áreas, entre eles:
Os convocados poderão atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde. A inscrição não garante o chamamento do profissional e nem gera vínculo empregatício.
Foi aberta uma vaquinha para arrecadar recursos. A ação é promovida pelo Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono. Os números atualizados são:
O governo reativou o canal de doações via Pix para auxiliar as vítimas das enchentes. Há o compromisso de destinar o total dos recursos à ajuda humanitária.
Fonte: Conteúdo SíndicoNet e Uol Ecoa