VOLTAR
21/01/2025 às 11:00
"Perdemos tudo"

Com mais de 1 mil desabrigados, catarinenses se juntam para ajudar afetados por chuvas

Catarinenses tentam voltar a normalidade após desastres provocados pelas chuvas da última semana

De acordo com dados da Defesa Civil do Estado divulgados na sexta (17), as fortes chuvas que atingiram várias cidades catarinenses na última semana deixaram pouco mais de mil desabrigados e 1.305 desalojados. A população busca se reconstruir e amenizar os estragos feitos pela água.

Em um único condomínio em São José, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, mais de 70 pessoas perderam tudo. Moradores relataram que, devido a forte quantidade de chuvas e o aumento do nível do rio, o muro do prédio acabou desabando.

Ao todo, 18 blocos foram atingidos e os estragos foram inimagináveis.

"O que mais causou problema no condomínio foi o estouro do muro e o volume do rio, que subiu demais, o que fez transbordar e afetar todo o condomínio. Todos os apartamentos do térreo foram afetados por causa disso", relatou Gabrieli Chibelski, síndica do prédio.

"Há 30 anos atrás, em 94, teve uma enchente tão forte quanto, mas nunca foi tão severa como agora", afirmou a síndica.

A força da solidariedade

Em meio aos estragos, moradores que não foram atingidos resolveram transformar o salão de festas do prédio em um local de ajuda humanitária, para receber doações de dentro do condomínio e de quem mais puder ajudar.

"Perdemos tudo. Não tem nada, nada. Estamos precisando do básico. Pedimos que a prefeitura ajude a gente da forma que for. Agora a ajuda imediata é para o muro. A chuva pode vir a qualquer momento e se o nível do rio subir, a gente vai ser atingido de novo", desabafou um dos moradores do condomínio.

Os moradores tentam se reerguer e pedem ajuda, ao mesmo tempo que temem enfrentar mais uma possível onda de chuvas intensas, que pode acontecer durante esta semana.

Chapecó solidária

João Rodrigues, o prefeito de Chapecó, uma das únicas cidades que não sofreu com as chuvas, anunciou que enviará diversas máquinas para ajudar na reconstrução e limpeza de Balneário Camboriú.

O comboio com dez veículos, caminhões e máquinas pesadas, como uma retroescavadeira, também conta com mais 20 pessoas que pretendem ajudar os afetados pela chuva. O grupo chegou em Balneário às 18h do último sábado (18), e as obras começaram no domingo de manhã. O prefeito afirmou que os trabalhos estão previsto para acabar só no próximo final de semana.

O foco principal do grupo é ajudar os bairros de Balneário.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-mais-de-1-mil-desabrigados-catarinenses-se-juntam-para-ajudar-afetados-por-chuvas

Comentários