Criminosos falsificam contratos e cobram pagamento de caução como se fossem os reais locadores
A pessoa acessa, na internet, o anúncio de um imóvel para aluguel, conversa com o suposto locador, visita o lugar e assina um contrato e paga um valor em dinheiro, como caução. Outros interessados fazem o mesmo, mas nenhum deles firma acordo com o real dono: esse é o modus operandi de golpistas na mira da Polícia Civil do Distrito Federal.
Os criminosos fizeram pelo menos três vítimas no DF, nas últimas semanas. Para forjar o falso anúncio, os bandidos acessam um legítimo e obtêm informações do proprietário. Em seguida, usam esses dados para divulgar a locação em outras plataformas, sem o real locador saber, e negociar com interessados.
O próximo passo dos estelionatários é falsificar um contrato e solicitar pagamento de caução. “Planejaram cada palavrinha, fizeram uma história perfeita”, conta a empresária Beatriz Torres, vítima dos criminosos.
Ocorrências desse tipo foram registradas em, pelo menos, três delegacias do DF: a do Guará, a de Taguatinga Sul e a do Setor de Grandes Áreas Norte. Os bandidos podem responder pelo crime de estelionato.
Fonte: https://noticias.r7.com/brasilia/cidade-alerta-df/video/policia-procura-golpistas-do-falso-aluguel-tres-vitimas-locaram-o-mesmo-apartamento-14122024/