Faíscas também atingiram o apartamento de uma moradora e causaram um incêndio na unidade.
Moradores de prédios de Londrina, no norte do Paraná, precisaram deixar às pressas os apartamentos onde moram depois que um vento espalhou fumaça e fagulhas de um incêndio ambiental pela região na manhã de quinta-feira (26).
Os moradores de um dos apartamentos colocaram o gato da família dentro de uma mochila para poder tirar o animal com segurança do local.
Outros moradores também pegaram os animais de estimação, alguns pertences e saíram de casa.
"A gente desceu para dar uma olhada, o pessoal já pediu para evacuar, eu subi, peguei ela [a gata] e foi o que deu", disse o psicólogo Daniel Neuba.
O incêndio atingia uma região de mata na Gleba Palhano, zona sul de Londrina, e acabou invadindo um condomínio de prédios. O vento forte levou faíscas para a área de lazer do condomínio e a cobertura do quiosque foi atingida.
"Quando o pessoal fala que está pegando fogo na sua casa você fica muito preocupado. Você pensa que tudo de mais precioso que você tem está ali, então você vem correndo", disse a gestora pública Aline Moraes.
As faíscas também atingiram o apartamento de uma moradora e causaram um incêndio na unidade.
"Nós descemos para comprar comida, de repente nós olhamos e o fogo estava. Foi a hora que saiu labaredas e pegaram na tela de proteção", relatou Camila Bilha Palla de Araujo.
Segundo ela, o fogo atingiu a sacada, o ar condicionado e outros objetos que estavam no local.
Além do incêndio na região da Gleba Palhano, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter chamas em outras duas regiões da cidade.
Por conta da alta demanda, até oficiais que trabalham no administrativo da corporação se deslocaram para ajudar no combate às chamas.
No Parque Tauá, uma grande área foi destruída pelo fogo. A única casa no local foi atingida pelo fogo, a dona, na tentativa de salvar animais, teve queimaduras e precisou ser internada.
Os moradores perderam seis carros e animais.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2024/09/26/moradores-protegem-pets-incendio-londrina.ghtml