Em um condomínio do Anil, a alternativa foi dormir com ar ligado.
Diversos locais do Rio de Janeiro ainda sofrem com a falta de luz, seja na capital, seja na região metropolitana.
No Anil, Zona Oeste da capital, no Condomínio Bosque dos Esquilos, moradores ficaram sem luz entre 22h e 0h nessa quarta-feira (dia 17). Em outro dia foi das 21h às 4h.
O presidente da Associação de Moradores, Ricardo Schiller, afirmou que moradores estão dormindo dentro dos carros, o que é perigoso. Além disso, quase 160 moradores já assinaram um abaixo-assinado para pedir apoio das autoridades, porque não aguentam mais.
A CBN também recebeu relatos da Rua Licínio Cardoso, em Benfica, na Zona Norte. Lá, está sem luz desde essa quarta-feira. Vários estabelecimentos comerciais estão sem funcionar.
Em Maricá, algumas pessoas dormiram na praia para pegar um ventinho, já que, sem luz, não tem como usar ventilador nem ar-condicionado.
Diante das instabilidades no fornecimento de energia, a Prefeitura de Maricá vai acionar a Justiça do Rio contra a Enel. A ação civil pública poderá levar até à suspensão da concessão. Segundo a Prefeitura de Maricá, a ação vai exigir um plano de contingência da Enel para o verão e outro para investimentos, e a suspensão do corte de energia aos inadimplentes por 60 dias, sem cobrança posterior de juros e correção.
Além disso, o município vai cobrar uma solução para as interrupções frequentes de energia elétrica que, desde meados de 2023, têm causado transtornos aos moradores e comerciantes do município.
A Enel Rio informou que identificou um desarme no alimentador de Inoã, que atende o município de Maricá. Segundo a concessionária, equipes foram acionadas imediatamente e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 5h. A Enel disse ainda que está com 45 técnicos mobilizados para a realização de serviços de poda e manutenção na rede essa semana e que está investindo R$ 1,5 milhão na expansão da rede que atende todo o município de Maricá.
Fonte: https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2024/01/18/moradores-de-condominio-no-rio-dormem-dentro-de-carro-para-fugir-do-calor-na-falta-de-luz.ghtml