VOLTAR
25/01/2024 às 14:20
Sensação térmica de 60ºC

Moradores de condomínio no Rio dormem dentro de carro para fugir do calor na falta de luz

Em um condomínio do Anil, a alternativa foi dormir com ar ligado.

Diversos locais do Rio de Janeiro ainda sofrem com a falta de luz, seja na capital, seja na região metropolitana.

No Anil, Zona Oeste da capital, no Condomínio Bosque dos Esquilos, moradores ficaram sem luz entre 22h e 0h nessa quarta-feira (dia 17). Em outro dia foi das 21h às 4h.

O presidente da Associação de Moradores, Ricardo Schiller, afirmou que moradores estão dormindo dentro dos carros, o que é perigoso. Além disso, quase 160 moradores já assinaram um abaixo-assinado para pedir apoio das autoridades, porque não aguentam mais.

A CBN também recebeu relatos da Rua Licínio Cardoso, em Benfica, na Zona Norte. Lá, está sem luz desde essa quarta-feira. Vários estabelecimentos comerciais estão sem funcionar.

Maricá também sofre com falta de luz

Em Maricá, algumas pessoas dormiram na praia para pegar um ventinho, já que, sem luz, não tem como usar ventilador nem ar-condicionado.

Diante das instabilidades no fornecimento de energia, a Prefeitura de Maricá vai acionar a Justiça do Rio contra a Enel. A ação civil pública poderá levar até à suspensão da concessão. Segundo a Prefeitura de Maricá, a ação vai exigir um plano de contingência da Enel para o verão e outro para investimentos, e a suspensão do corte de energia aos inadimplentes por 60 dias, sem cobrança posterior de juros e correção.

Além disso, o município vai cobrar uma solução para as interrupções frequentes de energia elétrica que, desde meados de 2023, têm causado transtornos aos moradores e comerciantes do município.

A Enel Rio informou que identificou um desarme no alimentador de Inoã, que atende o município de Maricá. Segundo a concessionária, equipes foram acionadas imediatamente e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 5h. A Enel disse ainda que está com 45 técnicos mobilizados para a realização de serviços de poda e manutenção na rede essa semana e que está investindo R$ 1,5 milhão na expansão da rede que atende todo o município de Maricá.

Fonte: https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2024/01/18/moradores-de-condominio-no-rio-dormem-dentro-de-carro-para-fugir-do-calor-na-falta-de-luz.ghtml

Comentários