Sete pessoas precisaram ser socorridas. Causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
Um incêndio atingiu um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre na madrugada de sábado (25). Segundo os bombeiros, sete pessoas precisaram ser socorridas, em uma operação que contou com a ajuda de um guindaste.
O fogo começou por volta da 1h30, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua General Portinho. As causas do incêndio ainda não estão confirmadas. Os moradores que conseguiram fugir do incêndio ficaram na rua acompanhando o resgate dos vizinhos.
"Eu estava dormindo. O pessoal gritando, a fumaça apertando, e a gente não sabe o que fazer. Um senhor estava conosco e queria se atirar, aí o vento batia e tirava a fumaça. Graças a Deus, está tudo certo", conta o zelador Nilmar Silva, que precisou ir até o telhado do prédio para fugir da fumaça.
O incêndio aconteceu em um apartamento do sexto andar do prédio. Como a fumaça tomou conta dos corredores, uma espécie de guindaste, chamada de escada mecânica, precisou ser usada pelos bombeiros no resgate.
"O incêndio estava em um apartamento, o foco estava na sala. E a fumaça do incêndio estava se alastrando para os demais pavimentos. Então, foi necessária a retirada rápida das vítimas do local", conta o capitão do Corpo de Bombeiros, Lucas Orestes Nunes.
Vizinhos do prédio gravaram imagens das chamas saindo pela janela de um apartamento. Quatro caminhões dos bombeiros foram acionados.
À medida em que o fogo se espalhava pelo apartamento, a fumaça subiu pelo prédio, principalmente pelos corredores. Moradores de andares mais altos foram os que mais sentiram. Alguns precisaram de atendimento médico.
"A gente fica fora do ar. Conseguimos pegar alguma coisinha, mas o corredor já estava todo escurecido. Já descemos avisando todo mundo: 'é fogo!'", conta a aposentada Filomena Santos.
Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/11/25/incendio-atinge-predio-e-moradores-precisam-ser-resgatados-em-porto-alegre.ghtml