VOLTAR
31/05/2024 às 11:00
Smart living

Housi abre caminho para a moradia inteligente no setor de imóveis econômicos

Solução que transforma prédios analógicos em digitais, chegará ao programa Minha Casa Minha Vida

Quando se trata de smart living, há quem pense que a tendência se restringe somente às classes A e B, ou que o modelo se adapta somente ao estilo de vida dos chamados “nômades digitais”, que buscam a praticidade da moradia inteligente para se hospedar temporariamente em grandes cidades, mas para Alexandre Frankel, CEO da Housi, proptech do mercado imobiliário, pioneira no conceito de moradia inteligente, o conceito é visto como uma necessidade, em um mundo cada vez mais conectado. 

“Nunca enxerguei a moradia inteligente como um luxo, muito menos como uma forma de adaptação a um certo estilo de vida. Na minha visão, independente da renda, todas as famílias, em todas as camadas da sociedade, devem desfrutar da tecnologia em seus lares. O tempo é um bem universal”, diz.

Só entre janeiro e outubro de 2023, 70% dos imóveis residenciais comercializados no Brasil foram empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. Neste ano, a expectativa é de que o número cresça ainda mais. Somente na cidade de São Paulo, estão previstas a entrega de 818 novos condomínios, totalizando 150 mil unidades. 

Adaptações como oferta de serviços e curadoria dos itens disponíveis são algumas das características presentes no sistema da Housi, que se molda a qualquer empreendimento.

No caso do segmento econômico, os produtos disponíveis na adega ou no mercado podem ser mais acessíveis, assim como os vinhos da adega ou os modelos do carro compartilhado. “Na essência, as soluções e demandas em um prédio de luxo ou econômico são muito parecidas”, explica Frankel.

Presente em todas as capitais brasileiras e em mais de 125 cidades, a Housi, que já ultrapassou a marca de 200 mil apartamentos, 500 prédios, além de parcerias estratégicas com mais de 450 incorporadores, que resolveram transformar seus prédios analógicos em digitais, adotando Housi AppSpace, um ecossistema de serviços e produtos físicos e digitais que variam desde limpeza, manutenção, mobilidade, lavanderia, alimentação, entre outros produtos que são oferecidas por mais de 100 marcas parceiras integradas ao aplicativo, dispensando a necessidade de locomoção dos moradores, que podem usufruir dos serviços sem sair de casa.

Com a plataforma, a Housi possibilita a implantação da moradia inteligente em qualquer condomínio do Brasil, mesmo os imóveis mais econômicos.

"Basta o síndico procurar a Housi para iniciar o processo de implantação da solução em seu condomínio, e estaremos prontos para transformar suas moradias em espaços inteligentes e conectados, independentemente do tipo de residência ou classe social”, enfatiza o Executivo.

Além da conveniência e praticidade trazida pelo aplicativo, a implantação dessa tecnologia pode trazer rentabilidade ao condomínio. Isso porque ao consumir produtos por meio do AppSpace, os moradores geram rebates para o prédio, o que colabora para a diminuição do custo condominial. De acordo com Frankel, em alguns condomínios do Brasil, já houve redução de 50% dessa taxa. 

Housi no programa Minha Casa Minha Vida

A Housi firmou uma parceria com a construtora BRZ, vinculada ao Programa do Governo, que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda. Desde 2022, a união entre as empresas tem como objetivo contemplar mais de 30 projetos da construtora no interior paulista, levando o AppSpace.

“Para nós, é uma grande conquista adentrar no setor econômico. Democratizar o acesso à tecnologia para que todos pudessem viver em uma casa conectada, sempre foi um desejo da Housi, e agora, vemos esse projeto tomando forma e se tornando realidade”, finaliza o CEO.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Housi.

Comentários